quarta-feira, 27 de novembro de 2013

GNOCCHI DA SORTE - Macarrão da Mama Cantina Italiana

Gnocchi da Sorte

Tradicionalmente servido ao fim de cada mês, é um dos jantares
mais alegres e elogiados da cantina.

São Pantaleão: Conta a história que em um dia 29 de dezembro do séc. IV, São Pantaleão vagava por um vilarejo ao norte da Itália. Faminto o andarilho, bateu em uma das casas da vila. Apesar de pobres, a família compartilhou da pasta cabendo 7 bolinhas a cada pessoa da mesa. Ao recolherem os pratos, a Mama encontrou uma moeda de ouro em baixo de cada um deles.

Esta é sem dúvida a forma mais primitiva de restauração, estas bolinhas de batata antecedem o pão que usou farinha de pilão. Utilizada para festejar a fortuna arrecadada no mês, tornou-se conhecido também como "Gnocchi da Sorte", e "Gnocchi da Fortuna", uma vez que no ritual que remete a Lenda de São Pantaleão, o brinde da reunião familiar ensejava com os votos de prosperidade e sorte para a próxima safra.

Aqui na Cantina seguimos a receita da Mama Reggina; ela afirma que 8 é o número do sucesso financeiro na Cabala Judáica, assim passamos a adotar o número 8 para quantificar a porção do jantar, porém sempre avaliamos o apetite do freguês, quando este merece bolinhas a mais, entra em cena a generosidade da Mama.

Reputamos o Gnocchi como um dos grandes legados da gastronomia italiana e dos nossos ancestrais, assim perpetuamos a tradição de 29 todos os meses, especialmente na ultima data de 29 do ano que termina.

BUON APETITO....FELICCITÁÁÁÁ !!!!

Macarrão da Mama Cantina Italiana
Rua Aragão, 277 - Tucuruvi - São Paulo
Fone para Reservas : 2994-33 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário