quinta-feira, 29 de agosto de 2013

LAREIRA - CONSTRUINDO SEM TRANSTORNOS

ARQUITETURA DO FRIO:

EDISON IVANOV arquiteto

Para se viver neste clima predominantemente tropical, é preciso manter sempre hábitos de verão, porém não podemos nos esquecer do frio, uma estação que se estende por boa parte do ano nas cidades serranas, no sul e até no litoral.


LAREIRAS MEDIEVAIS DE ANTIGOS CASTELOS:
AQUECEM A CASA COM BAIXO CUSTO:

O arquiteto EDISON IVANOV pesquisou e adaptou um sistema simples, inspirado em Castelos antigos; que consiste no posicionamento centralizado do chaminé, captação e distribuição dos dutos recuperadores de ar quente e é importante frisar, a sobreposição dos queimadores em prumada para aproveitamento e racionalização do uso do calor do chaminé. A construção exige detalhes técnicos para o bom desempenho da lareira nos ambientes por onde passam os dutos.



POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO:
O PONTO DE EQUILÍBRIO DA EDIFICAÇÃO ESCOLHIDO NO PROJETO:

Habituado com a análise de projetos; para a implantação de lareiras, o arquiteto passou a orientar quem está construindo, alertando para o local adequado do queimador, o dimensionamento, a tiragem da fumaça e a manutenção do sistema. São comuns os erros na escolha do local em função de uma sala predeterminada a receber a lareira, na maioria das casas o aproveitamento do calor, com a construção correta da lareira é que poderá proporcionar o conforto desejado.                                                          

SPA A BEIRA DA LAREIRA:
O ARQUITETO FALA SOBRE LOCAIS IDEAIS:

Estudei alguns desenhos de castelos e percebi que a preocupação com a posição e da sala de banho estava sempre em função do chaminé e do lay out do dormitório, geralmente entre a cama e a lareira; desse modo passei a repensar o conceito de sala de lareira, pois uma pequena mudança de cenário poderá transformar qualquer espaço em SPA, podendo ser utilizado o ano todo ao lado da lareira propiciando um clima agradável e aconchegante, com a energia do fogo.


FONE: (11) 2994-3306   


Nenhum comentário:

Postar um comentário